Coceira ou corpo pinicando a noite: o que pode ser

0 81

Quem já acordou e viu seu corpo todo arranhado por conta da coceira? E com feridas? Este problema acontece com muita gente e faz com que muitas de nossas noites sejam mal dormidas. Uma das causas está relacionada à crise alérgicas e outros problemas de saúde. Mas, porque só coço durante a noite?

Tudo isso existe uma explicação por trás e explicaremos neste artigo.

Quais as principais causas de coceira ou corpo pinicando a noite?

São várias razões para que o corpo apresente uma coceira durante a noite, desde psicológicas até dermatológicas. Podendo ser alergia, suor, pele ressecada e ainda mais tem picada de inseto, principalmente em lugares mais quentes. 

Quais as principais causas de coceira ou corpo pinicando a noite?
Fonte/Reprodução: original

 Entre as principais causas podem ser:

  • Alergia:  a coceira é um sinal de irritação na pele, sendo comum que aconteça por uma alergia, podendo ser a picada de inseto, calor, tecidos, cosméticos, produto de limpeza, alimentos, remédios, ácaros, poeira ou pelos dos animais. 
  • Ressecamento da pele: causado pela desidratação da pele, mas também como efeito colateral de certo medicamentos, além de viver em regiões frias.
  • Infecções e doenças: contato com vírus, fungos e/ou bactérias podem causar lesões e reações inflamatórias, o que provoca coceira.

Agora, já temos em mente as possíveis circunstâncias mais comuns que podem gerar estes desconfortos. 

Quando a coceira ou corpo pinicando a noite pode ser devido o colchão?

Sim, o problema de sua coceira pode está no seu colchão, porque o seu tecido pode abrigar os mais variados ácaros,  animais quase invisíveis e medem menos que um centímetro. O fato da alergia, segundo especialistas, é que muitos seres humanos apresentam uma hipersensibilidade ao ácaro quando entra em contato com a pele.

O colchão tem muitos ácaros pelo fato de ser um local que recebe o tempo todo o calor e umidade do nosso corpo. Assim, facilitando a sua permanência por mais tempo.  

É recomendado que quanto mais limpo o seu quarto e com menos poeiras, menos chances de ter alergia e acabar com as insuportáveis coceiras. 

Por que em caso de alergia coça mais durante a noite?

Não é impressão sua, as alergias pioram durante a noite. Logo, você coça mais. Mas, existe um motivo por trás, pois durante o dia a dica as pessoas estão focando em outras atividades e quando sua atenção está finalmente em seu corpo, as manifestações alérgicas tendem a se manifestar mais. 

Algumas pessoas se coçam com tanta frequência e intensidade que chegam a gerar lesões na pele e no couro cabeludo. Para um diagnóstico adequado, procure um tratamento médico mais indicado.

O que ajuda a parar ou amenizar a coceira ou corpo pinicando?

Enquanto não vá ao médico para detectar a causa da coceira, a única forma de amenizar as incômodas coceiras são a utilização de alguns métodos caseiros, daqueles que as nossas avós te ensinam. 

Por isso, você pode se aliviar com um banho gelado,  bolsa de gelo, utilizar hidratante corporal ou lavar a pele com o chá de tanchagem. Esses procedimentos ajudam a acalmar e hidratar a pele.

Como tratar coceiras ou corpo pinicando?

Como falado anteriormente, as causas podem ser variadas. Por isso, precisa primeiramente procurar um médico para avaliar as causas dessas coceiras. Somente após a consulta médica, o especialista encaminhará algo para aliviar, como um antialérgico ou uma pomada anti-inflamatória.

Além disso, mantenha os cuidados em sua casa, como trocando as roupas de cama com frequência, melhorar a circulação de ar de sua residência e deixe travesseiros e colchões na parte externa de casa para tomar um ar para ficar livre da umidade. E, por fim, utilize capas anti-ácaro para proteger de manchas e poeiras.

Compartilhe este artigo para pessoas que estão sofrendo com coceiras durante a noite. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.